quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pai que recebe Bolsa Família deverá participar de reuniões, Jornal do Senado

Para garantir os recursos do programa Bolsa Família, os pais ou responsáveis de alunos beneficiados deverão participar de reuniões de promovidas pelas escolas onde os filhos estudam. A nova condição para o recebimento do benefício consta de projeto (PLS 449/07) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora Marisa Serrano (PSDB-MS). Entre as mudanças adotadas, estão as de garantir que as reuniões ocorram em horários compatíveis com o do trabalho dos pais ou responsáveis e que estejam de acordo com a proposta pedagógica da escola. Como se trata de substitutivo, haverá nova votação. A senadora observou que, em pesquisa realizada pelo Ibope, 68% dos entrevistados julgaram que a responsabilidade pela educação das crianças é do poder público. Apenas 7% dos entrevistados, segundo a parlamentar, disseram que a responsabilidade também era dos pais dos alunos.


- O que se pretende, com o projeto, é que os pais participem mais ativamente do acompanhamento do trabalho escolar dos filhos - disse Marisa.

Fátima Cleide (PT-RO) demonstrou preocupação com o custo do transporte dos pais até as escolas e se absteve de votar. Já Eduardo Suplicy (PT-SP), embora tenha elogiado a iniciativa do autor para incentivar a participação dos pais no acompanhamento escolar, discordou de impor nova condição para o recebimento do Bolsa Família.

Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiou a proposta por considerar "fundamental" qualquer ação para aproximar os pais das escolas. Por sua vez, Papaléo Paes (PSDB-AP) ressaltou o estímulo que se estabelecerá para a participação dos pais de alunos no processo escolar.

Carga horária
Por recomendação de Papaléo, relator da proposta, a comissão decidiu pela prejudicialidade do PLS 323/08, de Patrícia Saboya (PDT-CE), que visava aumentar a carga horária anual do ensino básico. O parlamentar recordou que projeto semelhante - o PLS 234/06, do então senador Marcos Guerra - já havia sido aprovado e remetido à Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação aprovou pareceres favoráveis a seis projetos da Câmara. O PLC 171/08, que teve Cristovam Buarque como relator, declara a cidade de Recife monumento nacional. O PLC 108/08, cujo relator foi Adelmir Santana (DEM-DF), institui o Dia Nacional do Esteticista. O PLC 203/08, relatado ad hoc por José Nery (PSOL-PA), cria o Dia Nacional do Cerimonialista. Já o PLC 175/08, cujo relator foi Inácio Arruda (PCdoB-CE), institui o Dia de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, ocorrido em consequência de acidentes envolvendo embarcações irregulares na Amazônia. O PLC 100/08, que teve Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator, institui o Dia Nacional do Motociclista. E o PLC 199/08, relatado por Papaléo Paes, cria o Dia Nacional do Mototaxista.



Fonte: Jornal do Senado de quarta-feira, 3 de junho.

http://www.cristovam.org.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=3038:pai-que-recebe-bolsa-familia-devera-participar-de-reunioes-362009&catid=28&Itemid=100074

Nenhum comentário:

Postar um comentário