quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Apresentação dos resultados das crianças aos pais_II Unidade

Tela Meninas, do pintor Picasso.

No último dia 14 de setembro de 2010, das 17h às 19h, a Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL relizou o II Plantão de Pais e Mestre do ano letivo de 2010, a fim de apresentar aos pais e/ou responsáveis os resultados obtidos pelas crianças, no segundo bimestre letivo.

A atividade está prevista no PROJETO ESCOLA DE PAIS: CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS, ao elencar como uma das ações prioritárias, a socialização dos resultados obtidos pelos alunos, em avaliações internas e externas. Nessa feita, a reunião deu conta da devolução dos resultados obtidos pelos alunos nos exames realizados pelo docente, visando a mensuração do desempenho dos alunos, mediante a análise do que foi ensinado e o que foi apreendido.   

Como disposto no projeto da Escola de Pais (EMPARL, 2010),

ao compartilhar com a comunidade o que as crianças fazem em sala de aula, os educadores mostram o que importa no processo. É possível expor as produções dos alunos nos diferentes espaços da escola e da comunidade durante o ano, de modo que todas as turmas tenham a possibilidade de mostrar o que aprenderam. Assim, os alunos saberão respeitar as atividades realizadas pelos colegas e os pais terão a oportunidade de acompanhar a produção dos filhos. Portfólios, cadernos, avaliações e trabalhos coletivos e individuais são os registros materiais que documentam os avanços dos alunos.

Ações como essa asseguram aos pais e/ou responsáveis acompanharem a qualidade da educação ofertada pela escola às crianças. E esta responsabilidade se amplia, se analisarmos que a função social da escola pública é garantir a socialização do saber historicamente acumulado, com vistas à transformação social.

Pais e educadores necessitam ser parceiros no acompanhamento da educação formal de crianças, adolescentes e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário