quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escola Municipal Adelaide Rodrigues Lima homenageia o 188º aniversário da Independência do Brasil




No último dia 03 de setembro, a comunidade escolar da EMPARL realizou um desfile cívico, nas principais ruas do bairro do Mandacaru, em homenagem ao 188º aniversário da Independência do Brasil, comemorado no dia 07. O desfile contou com a participação de alunos/as, professoras, funcionários/as e gestoras da escola, além dos educadores e crianças atendidas pelo programa AABB Comunidade. 

Neste ano, a Escola Adelaide Rodrigues Lima, utilizou do desfile cívico de 07 de setembro, para chamar à atenção da comunidade local acerca da necessidade de salvaguardar a biodiversidade brasileira. 

As crianças estavam organizadas em alas, nas quais eram retratados os elementos da biodiversidade brasileira, a necessidade de manutenção, os animais e plantas que correm risco de extinção, os impactos ambientais que tais ausências causariam, entre outras coisas.

A escolha da temática Biodoversidade diz respeito à mobilização proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ao eleger o ano de 2010, como o ano da biodiversidade. A biodiversidade pode ser definida como,

a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.



Alunos da EMPARL, no pelotão inicial do desfile,
carregando faixa com a seguinte frase "O momento
de agir tem que ser agora".



Alunos da escola carregando os cartazes produzido
em sala de aula, nos quais, alunos e professores chamam
à atenção sobre a necessidade de manutenção 
da biodiversidade.


A aluna Elen (balisa da escola) acompanhando os músicos
da Fanfarra do Intituto da Educação Régis Pachêco - IERP.


Profa. Jalice (gestora da EMPARL) e Profa. Simone
(Coordenadora do Programa AABB Comunidade).

Outra temática abordada pela Escola Municipal Afdelaide Rodrigues Lima, no desfile de homenagem ao 7 de setembro,  foram as metas de desenvolvimento do milênio, também conhecidas como os 8 jeitos de mudar o mundo. Como define o wikipédia,

as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.
As Metas do Milênio estão sendo discutidas, elaboradas e expandidas globalmente e dentro de muitos países. Entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil estão procurando formas de inserir a busca por essas Metas em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir várias dessas Metas do Milênio em agendas internacionais, nacionais e locais de Direitos Humanos, por exemplo, é uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa.

Concretas e mensuráveis, as 8 Metas – com seus 18 objetivos e 48 indicadores – podem ser acompanhadas por todos em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.




Alunos da EMPARL com cartazes referentes às 08 Metas
do Desenvolvimento do Milênio (MDM). 


Alunos da EMPARL compondo o bloco da paz. 

3 comentários:

  1. Fico a imaginar a alegria destes alunos participando deste momento cívico educativo!
    Parabéns a direção, professores alunos e a todos que colaboraram, com uma ação que educa elevando também a auto-estima.
    Divulgue o blog da escola e estimule a interação dos alunos, pais e professores.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Deu ate Saudades da epoca de crianças

    ResponderExcluir
  3. Nossa Deu ate Saudades da epoca de crianças

    ResponderExcluir