quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Culminância do Projeto do Folclore_Viajando pelo universo cultural brasileiro

Pensar em cultura no Brasil é sobretudo refletir acerca da diversidade de manifestações culturais, e do diálogo respeitoso (intercultura) entre elas. O nosso país é um espaço por excelência plural, o que se deve à influência das três principais matrizes originárias do patrimônio histórico e cultural brasileiro: a européia, a indígena e a africana. Destarte, ao partirmos desse princípio entendemos que não existem culturas melhores ou piores, mas sim diferentes.

Sendo assim, o Brasil que possui uma imensa área territorial, abrange em seu repertório manifestações populares que se caracterizam e legitimam conforme a localidade de origem e divulgação da tradição. Esse repertório vai desde as crenças, ritos, contemplando ainda o dialeto, as comidas típicas, crendices, entre outros. Então o que se deseja é que os alunos, partindo do estudo/resgate da cultura local, se situem e se identificam com as manifestações culturais nacionais.

Afora essas questões, é elementar o resgate da tradição oral que caracteriza as principais representações da cultura nacional, contribuindo dessa forma para a sua preservação. São exemplos de manifestações da tradição oral os ternos de reis, os repentes, o bumba-meu-boi, entre outros. O que se pretende é a divulgação da tradição oral além da valorização de outros dialetos, e não apenas a norma padrão da língua.

Nessa perspectiva a Escola Estadual Professora Adelaide Rodrigues Lima propôs o projeto VIAJANDO PELO UNIVERSO CULTURAL BRASILEIRO, objetivando sobremaneira a valorização e resgate das manifestações culturais brasileiras, principalmente as que se encontram arregimentadas na tradição oral, contribuindo dessa forma para a sua divulgação e manutenção no repertório cultural das novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário