terça-feira, 17 de agosto de 2010

Início de conversa_Projeto Escola de Pais



A Escola Municipal Adelaide Rodrigues Lima, compreendendo a importância da participação dos pais na co-gestão da escola, e além disso, no acompanhamento da educação formal das crianças, propõe o projeto ESCOLA DE PAIS – CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS, com o fito de institucionalizar os espaços de diálogo e execução das políticas públicas educacionais, na perspectiva da gestão democrática da escola.

Parte-se do princípio de que a escola é o locus privilegiado de implementação das políticas públicas educacionais, de que educadores, crianças e seus respectivos responsáveis são partícipes na construção da educação formal escolarizada. A Escola de Pais pretende ser o espaço de construção, tomada de decisão, socialização dos processos formativos que a escola desenvolverá com as crianças, possibilitando dessa forma que a comunidade escolar e entorno participem ativamente das rotinas escolares, e comprometam-se com a aprendizagem das crianças.

Para tanto, a Escola promoverá, mensalmente, reuniões com professores/as, gestores/as, pais, mães e responsáveis visando a socialização de informações concernentes aos processos formativos desenvolvidos pela escola, à tomada de decisões referente à elaboração e implementação do projeto político-pedagógico, à gestão democrática, entre outros.

Dentro desse escopo podemos citar as adaptações curriculares que foram implementadas, como a organização dos anos iniciais em ciclos de formação humana, e que doravante adotaremos, como a ampliação do tempo escolar, mediante a execução de programas, tais como: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Programa Segundo Tempo, Programa Mais Educação.

Isto posto, a Escola assume o compromisso com a aprendizagem das crianças, assegurando matrícula e progressão nos estudos, além da educação integral, mediante a execução do Programa Mais Educação, através da ampliação da jornada escolar. A proposta da educação integral compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos. “A perspectiva de ampliar tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos alunos”, conforme preceitua o manual do Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação.

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