terça-feira, 17 de agosto de 2010

Educação Integral e o Programa Mais Educação


Com vistas a atender ao disposto nos textos da CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), PNE (2001), FUNDEB (2007) e PDE (2007), a EMARL compromete-se com o ideal da educação integral mediante a adesão ao PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. O programa situa-se no escopo do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e visa atender às escolas com baixo Índice da Educação Básica – IDEB, através da convergência de políticas públicas.

O compromisso com a Educação Integral compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como sujeito de direitos. Busca-se, por meio da ampliação dos tempos e espaços escolares, assegurar, no processo de aprendizagem, oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade educação. Sendo assim, o Programa visa superar o processo de escolarização centrado na escola, compreendendo que existem diversas formas de saberes, conhecimentos e espaços educativos.

Esses princípios podem ser observados no manual do Programa Mais Educação , ao definir,

"(...) integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos... é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã".

Enfim, ao comprometer-se com ampliação da jornada escolar, a EMARL tem por objetivo o estabelecimento de uma rede colaborativa formada por diversos setores da comunidade, que possibilitará, mediante o estabelecimento de parcerias, a efetivação da educação integral, voltada para a formação do ser humano e para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário