terça-feira, 24 de agosto de 2010

Culminância da Gincana da Solidariedade 2010

Alunos fazendo uma apresentação de hip hop
na Fundação Leur Brito (FLB).


A Escola Municipal Profa. Adelaide Rodrigues Lima promoveu, no dia 18 de agosto de 2010, a culminância da Gincana da Solidariedade 2010, e como parte da programação realizou duas aulas de campo: a primeira, à Fundação Leur Brito (FLB)e, a segunda, à Fundação Urbano de Almeida Neto (FUAN).
As aulas de campo tiveram como objetivo possibilitar uma vivência dos alunos da Escola, com as pessoas atendidas pelas referidas instituições. Além disso, a EMPARL aproveitou a oportunidade para fazer a entrega dos itens que foram arrecadados pelos alunos durante a gincana, entre eles: produtos de higiene pessoal, limpeza, vestuário, calçados, alimentos, entre outros. 
A gincana contou com a participação direta da comunidade escolar, composta pela Profa. Jalice Gonçalves (gestora), Suziane Lopes (coordenadora pedagógica), Nandyara Souza (coordenadora pedagógica do Programa Mais Educação), Ana Rita Souza (assistente administrativa), Ana Teressa Moitinho (professora), Caroline Almeida (professora), Eulina Mota (professora), Lidiane da Silva (professora), Sara dos Anjos (professora), Idalece Silva (técnica em alimentação escolar), João Dias (apoio), Maria da Guia (apoio), Zelieide Cerqueira (apoio).   

Dona Carmem, moradora da FLB, junto com Jeferson,
participando de uma oficina de arte.   


Na visita à Fundação Leur Brito as crianças fizeram apresentações culturais para os idosos, assistiram às apresentações deles, e juntos participaram de uma oficina de arte bastante emocionante.

Morador da fundação junto com aluno da EMPARL,
participando da oficina de arte.

Oficina de arte - participação ativa dos alunos da EMPARL.


Gestora da FLB agradecendo à comunidade escolar
pela visita e doação.
 
 
As aulas de campo tiveram como objetivo possibilitar uma vivência dos alunos da Escola, com as pessoas atendidas pelas referidas instituições. Além disso, a EMPARL aproveitou a oportunidade para fazer a entrega dos itens que foram arrecadados pelos alunos durante a gincana, entre eles: produtos de higiene pessoal, limpeza, vestuário, calçados, alimentos, entre outros.


 
Itens doados pelos alunos, do turno matutino, da EMPARL à
Fundação Leur Brito - Gincana da Solidariedade 2010  



Os alunos do turno vespertino, acompanhados pela equipe da escola, visitaram a Fundação Urbano de Almeida Neto (FUAN), situada no bairro da Cidade Nova, em Jequié, aproveitaram a oportunidade para conhecerem a realidade das pessoas atendidas por esta instituição.



Alunos da EMPARL (turno vespertino), entrando na FUAN,
para a realização da aula de campo.



Na Fundação Urbano de Almeida Neto (FUAN) as crianças e as professoras da EMPARL fizeram aparesentações culturais para os moradores da casa, levando para eles a alegria e leveza da infância. Os moradores ficaram muito satisfeitos com a visita e atenção da comunidade escolar.


Profa. Jalice, junto com as crianças da escola, homenageando
os moradores da FUAN.

A EMPARL aproveitou a oportunidade para fazer a entrega dos itens que foram arrecadados pelos alunos, do turno vespertino, durante a gincana, entre eles: produtos de higiene pessoal, limpeza, vestuário, calçados, alimentos, entre outros.


Profa. Jalice (gestora) e Idalece Santos (técnica em alimentação escolar) fazendo
a entrega dos itens arrecadados pelos alunos do vespertino da EMPARL.  






terça-feira, 17 de agosto de 2010

Educação Integral e o Programa Mais Educação


Com vistas a atender ao disposto nos textos da CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), PNE (2001), FUNDEB (2007) e PDE (2007), a EMARL compromete-se com o ideal da educação integral mediante a adesão ao PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. O programa situa-se no escopo do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e visa atender às escolas com baixo Índice da Educação Básica – IDEB, através da convergência de políticas públicas.

O compromisso com a Educação Integral compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como sujeito de direitos. Busca-se, por meio da ampliação dos tempos e espaços escolares, assegurar, no processo de aprendizagem, oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade educação. Sendo assim, o Programa visa superar o processo de escolarização centrado na escola, compreendendo que existem diversas formas de saberes, conhecimentos e espaços educativos.

Esses princípios podem ser observados no manual do Programa Mais Educação , ao definir,

"(...) integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos... é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã".

Enfim, ao comprometer-se com ampliação da jornada escolar, a EMARL tem por objetivo o estabelecimento de uma rede colaborativa formada por diversos setores da comunidade, que possibilitará, mediante o estabelecimento de parcerias, a efetivação da educação integral, voltada para a formação do ser humano e para o exercício da cidadania.

Programa Mais Educação_EMPARL


 Ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral


A ampliação da jornada escolar, percebida na perspectiva da educação integral, visa atender o ser humano em sua multidimensionalidade e faz parte do elenco de ações que visam a melhoria da qualidade da educação. Nesse sentido, as políticas públicas vêm sinalizando a necessidade de ações intersetoriais a fim de que o Estado consiga ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, além de oferecer acesso a esporte, cultura, prevenção e promoção da saúde, acompanhamento pedagógico.

O ideal da educação integral está previsto na legislação brasileira, inicialmente na Constituição Federal, que prevê em seu art. 227,

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 1.º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente (...)"
O princípio constitucional sinaliza a necessidade de articulação das políticas públicas, com vistas ao atendimento integral da criança e do adolescente. Esta responsabilidade se amplia devido ao fato de o Brasil apresentar baixos índices de escolarização de crianças e adolescentes, além de ter uma das menores jornadas escolares, sendo que grande parte dos países da América Latina educação integral já fora implementada.

Corrobora com o disposto na Carta Magna, a LDB nº 9.394/96, em seu art. 34,

"A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

§ 1º. (...)

§ 2º. O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino".

Desde sancionada, em 20 de dezembro de 1996, a lei já facultava aos sistemas de ensino a ampliação da jornada escolar, sendo que a proposta ganhou forças mediante a assinatura da Lei nº 11.494/2007, que institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB

Dentre as iniciativas de educação integral podemos destacar o Programa Mais Educação que “atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacional.

Início de conversa_Projeto Escola de Pais



A Escola Municipal Adelaide Rodrigues Lima, compreendendo a importância da participação dos pais na co-gestão da escola, e além disso, no acompanhamento da educação formal das crianças, propõe o projeto ESCOLA DE PAIS – CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS, com o fito de institucionalizar os espaços de diálogo e execução das políticas públicas educacionais, na perspectiva da gestão democrática da escola.

Parte-se do princípio de que a escola é o locus privilegiado de implementação das políticas públicas educacionais, de que educadores, crianças e seus respectivos responsáveis são partícipes na construção da educação formal escolarizada. A Escola de Pais pretende ser o espaço de construção, tomada de decisão, socialização dos processos formativos que a escola desenvolverá com as crianças, possibilitando dessa forma que a comunidade escolar e entorno participem ativamente das rotinas escolares, e comprometam-se com a aprendizagem das crianças.

Para tanto, a Escola promoverá, mensalmente, reuniões com professores/as, gestores/as, pais, mães e responsáveis visando a socialização de informações concernentes aos processos formativos desenvolvidos pela escola, à tomada de decisões referente à elaboração e implementação do projeto político-pedagógico, à gestão democrática, entre outros.

Dentro desse escopo podemos citar as adaptações curriculares que foram implementadas, como a organização dos anos iniciais em ciclos de formação humana, e que doravante adotaremos, como a ampliação do tempo escolar, mediante a execução de programas, tais como: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Programa Segundo Tempo, Programa Mais Educação.

Isto posto, a Escola assume o compromisso com a aprendizagem das crianças, assegurando matrícula e progressão nos estudos, além da educação integral, mediante a execução do Programa Mais Educação, através da ampliação da jornada escolar. A proposta da educação integral compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos. “A perspectiva de ampliar tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos alunos”, conforme preceitua o manual do Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação.

HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS - Projeto Escola de Pais

Pr. Ivan Luis e a comunidade local da EMPARL
Aconteceu no último dia 12, quinta-feira, a HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS, prestada pela Escola Municipal Profa. Adelaide Rodrigues Lima às comunidades escolar e local. O evento deu início às atividades prevista no projeto ESCOLA DE PAIS: CONSTRUINDO A ESCOLA QUE QUEREMOS.

A homenagem justifica-se pelo fato de a escola compreender que, mais importante do que comemorar as datas relacionadas à família (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, entre outros), faz-se necessário que fortaleçamos os vínculos familiares e os valores humanos, mediante a valorização dos pais, mães, avós, avôs, cuidadores, cuidadoras.

Assim, o convite fora dirigido à família, e a programação voltada para tal. Por esse motivo, contamos com a participação de mães, pais, avós, avôs e cuidadores, como pode ser visto nas fotos.

Gestoras da Escola Municipal Profa. Adelaide Rodrigues Lima
Profa. Suziane, Ana Rita, Profa. Jalice e Profa. Nandyara
Apresentação de dança das alunas da Profa. Sara
A homenagem contou com a participação do Promotor
Dr. Maurício Foltz Cavalcante, que tratou da função da família

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pr. Ivan Luis se dirigindo às comunidades escolar e local

Programação para a HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS - Projeto Escola de Pais

 Informes;
 Leitura de uma mensagem para os pais – aluno da Profa. Carol;
 Apresentação dos alunos – turma da Profa. Lidiane;
 Palestra sobre a Família por Dr. Maurício Foltz Cavalcante;
 Apresentação dos alunos – turma da Profa. Sara;
 Divulgação do IDEB 2005/2007 e 2009;
 Programa Mais Educação;
 Sensibilização dos pais para colaborar com as adaptações arquitetônicas que precisam ser feitas na escola (parceria escola e comunidade);
 Aplicação do recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE;
 Sensibilização sobre a função da família – Pastor Ivan Luis.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

GINCANA DA SOLIDARIEDADE

                        GINCANA DA SOLIDARIEDADE

Teve inicio no dia 11/08/10 a  Gincana da Solidariedade pelos  alunos da Escola Adelaide Rodrigues  Lima, onde os professores distribuiram as tarefas para os alunos. 

Comemoração do DIA DO ESTUDANTE

                       
   DIA  DO ESTUDANTE
Foi comemorado no dia 11 de agosto na  Escola M. Profª Adelaide Rodrigues Lima o DIA  DO ESTUDANTE, com brincadeiras, jogos e distribuição de lembranças.

Homenagem à Familía

                                             CONVITE
A Escola Municipal Profª Adelaide Rodrigues Lima tem a honra de convidar-lhe  a participar da Homenagem a Família,oportunidade na qual as comunidades escolar  e  local refletirão acerca da importância da vida  familiar  e  da consolidação dos  valores  humanos.
Loca: Escola M. Profª Adelaide Rodrigues  Lima
Horário;18:30