segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Reunião de Pais e Mestres de 2011


Profa. Jalice (gestora) e Profa. Nandyara (coordenadora
pedagógica) da EMPARL. 


Pais e/ou responsáveis pela crianças matriculadas na EMPARL.


A Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL promoveu, no dia 22 de março, às 17h 30min, a I Reunião de Pais e Mestres.Na oportunidade, as gestoras, professoras, funcionários/as trataram das normas de funcionamento da escola, bem como apresentaram a equipe pedagógica que atuará na UE, no ano letivo de 2011.  


Pais e educadores trataram a seguinte pauta:

  1. Informes;
  2. Apresentação da equipe pedagógica 2011;
  3. Horários de aula;
  4. Reforma da quadra poliesportiva da escola;
  5. Acompanhamento da esducação escolar das crianças por parte dos pais e/ou responsáveis;
  6. Obras de adaptação e ampliação da escola no ano de 2010;
  7. Programa Mais Educação.

Calendário Escolar 2011

A Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL encaminhou para os pais e/ou responsáveis pelas crianças, o Calendário Escolar 2011, com vistas a garantir que a comunidade local exerça o controle social da educação, mediatizando uma educação pública com qualidade social.  


Tal iniciativa foi recebida com grande expectativa pela comunidade local, que assim, tem condição de acompanhar as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, além de mediar os estudos das crianças em casa.


Início das aulas_ano letivo de 2011

No dia 22 de fevereiro a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADELAIDE RODRIGUES LIMA - EMPARL deu início ao ano letivo de 2011. A programação de integração da escola contou com a participação dos alunos veteranos e dos recém chegados, das professoras, dos/as funcionários/as, dos/as gestores/as da escola.


Compreendendo que a escola é um espaço de socialização de pessoas, propusemos o projeto EU E O OUTRO: REENCONTRANDO IDENTIDADES, a fim de possibilitar aos alunos a reflexão acerca da sua história de vida e de seus colegas. Dessa forma, pretendia-se criar na escola um espaço plural de respeito às diversidades, garantindo ás crianças acesso aos bens culturais de sua comunidade. 



A programação da semana de integração dos alunos contou com rodas de conversa, dinâmicas de apresentação, atividades de leitura, além de um cardápio especialmente preparado para as crianças, com vistas a garantir uma alimentação escolar de qualidade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jornada Pedagógica 2011 da EMPARL



Teve início no dia 17 de fevereiro a Jornada Pedagógica da Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima, versando sobre o tema A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA ESCOLA. Durante dois dias, 17 e 18 de fevereiro, professoras, gestoras e funcionários/as discutiram o MARCO REFERENCIAL (marco situacional, marco filosófico e marco operativo) , o DIAGNÓSTICO e a PROGRAMAÇÃO do PPP (2011 - 2014).

No PPP a escola consolida as suas aspirações de sociedade, formação do homem/mulher, educação, escola, além de declarar a sua situação atual(diagnóstico) e o seu compromisso em partir de onde está, em rumo ao que sonhou (marco referencial).



Como inovação do novo PPP (2011 - 2014) a escola apresenta a ampliação do tempo escolar, mediante a adesão ao programa do governo federal MAIS EDUCAÇÃO, iniciativa que visa aumentar a jornada escolar das crianças e assegurar a aprendizagem de todos/as alunos/as, por meio da utilização de diversas linguagens (teatro, música, dança, letramento, inclusão digital, prevenção e promoção à saúde, entre outras).    

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Programação de despedida das crianças da 4ª série do EF e do 5º ano do CFH II

No próximo dia 13 de dezembro de 2010, das 7h às 14h, levaremos os alunos para um passeio na ADELBA. O passeio faz parte da programação de despedida das crianças da 4ª série do ensino Fundamental e do 5º ano do Ciclo de Formação Humana II, que estão deixando a escola neste ano. A EMPARL se despede dos alunos com grande saudade, fazendo votos que os mesmos tenho garantido ingresso, permanência, progressão nos estudos, aprendizagem, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.


 

A EMPARL convida aos pais e responsáveis para participarem da HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS

A EMPARL promove palestra sobre drogas em parceria com o CAMPE/SMEC

A Escola Municipal Adelaide Rodrigues Lima promoveu no dia de ontem, 09 de dezembro de 20101, uma palestra para os alunos, versando sobre a temática O USO E ABUSO DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. A atividade fora realizada em parceria com o CAMPE da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença da estagiária de Psicologia da FTC Jequié, Rebeca Gonçalves Silva.

Rebeca Gonçalves da Silva, estagiária da FTC Jequié,
junto com os da EMPARL. 

Parte-se do princípio de que a promoção de atividades como esta contribuem para a constituição de uma rede de proteção às crianças da escola, que em algumas circunstâncias se colocam em situação de vulnerabilidade das suas integridades físicas, psicológicas, entre outras. O público-alvo da atividade foi formado por alunos da escola, ou seja, crianças e pré-adolescentes, na faixa etária de 09 a 13 anos.
Aproveitamos esse espaço para parabenizar ao CAMPE/SMEC e à estagiária Rebeca, pelo brilhantismo da atividade, reiterando que atividades como essa contribuem para a formação dos homens e mulheres, cidadãos e cidadãs, trabalhadores e trabalhadoras, que pretendemos possibilitar.