quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pai que recebe Bolsa Família deverá participar de reuniões, Jornal do Senado

Para garantir os recursos do programa Bolsa Família, os pais ou responsáveis de alunos beneficiados deverão participar de reuniões de promovidas pelas escolas onde os filhos estudam. A nova condição para o recebimento do benefício consta de projeto (PLS 449/07) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora Marisa Serrano (PSDB-MS). Entre as mudanças adotadas, estão as de garantir que as reuniões ocorram em horários compatíveis com o do trabalho dos pais ou responsáveis e que estejam de acordo com a proposta pedagógica da escola. Como se trata de substitutivo, haverá nova votação. A senadora observou que, em pesquisa realizada pelo Ibope, 68% dos entrevistados julgaram que a responsabilidade pela educação das crianças é do poder público. Apenas 7% dos entrevistados, segundo a parlamentar, disseram que a responsabilidade também era dos pais dos alunos.


- O que se pretende, com o projeto, é que os pais participem mais ativamente do acompanhamento do trabalho escolar dos filhos - disse Marisa.

Fátima Cleide (PT-RO) demonstrou preocupação com o custo do transporte dos pais até as escolas e se absteve de votar. Já Eduardo Suplicy (PT-SP), embora tenha elogiado a iniciativa do autor para incentivar a participação dos pais no acompanhamento escolar, discordou de impor nova condição para o recebimento do Bolsa Família.

Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiou a proposta por considerar "fundamental" qualquer ação para aproximar os pais das escolas. Por sua vez, Papaléo Paes (PSDB-AP) ressaltou o estímulo que se estabelecerá para a participação dos pais de alunos no processo escolar.

Carga horária
Por recomendação de Papaléo, relator da proposta, a comissão decidiu pela prejudicialidade do PLS 323/08, de Patrícia Saboya (PDT-CE), que visava aumentar a carga horária anual do ensino básico. O parlamentar recordou que projeto semelhante - o PLS 234/06, do então senador Marcos Guerra - já havia sido aprovado e remetido à Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação aprovou pareceres favoráveis a seis projetos da Câmara. O PLC 171/08, que teve Cristovam Buarque como relator, declara a cidade de Recife monumento nacional. O PLC 108/08, cujo relator foi Adelmir Santana (DEM-DF), institui o Dia Nacional do Esteticista. O PLC 203/08, relatado ad hoc por José Nery (PSOL-PA), cria o Dia Nacional do Cerimonialista. Já o PLC 175/08, cujo relator foi Inácio Arruda (PCdoB-CE), institui o Dia de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, ocorrido em consequência de acidentes envolvendo embarcações irregulares na Amazônia. O PLC 100/08, que teve Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator, institui o Dia Nacional do Motociclista. E o PLC 199/08, relatado por Papaléo Paes, cria o Dia Nacional do Mototaxista.



Fonte: Jornal do Senado de quarta-feira, 3 de junho.

http://www.cristovam.org.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=3038:pai-que-recebe-bolsa-familia-devera-participar-de-reunioes-362009&catid=28&Itemid=100074

Convocatória para a Reunião de Pais da EMPARL_30.09.2010



A Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL convida aos pais e/ou responsáveis para participarem de uma reunião, a ser realizada no dia de hoje, 30 de setmbro de 2010, às 18h 30min, a fim de tratar das atualizações de cadastro do Programa Bolsa Escola. Antecipamos os nossos agradecimentos ao tempo em que nos colocamos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,

Profa. Jalice Gonçalves Silva
Gestora Escolar
EMPARL


LEMBRETE

DATA: 30 de setembro de 2010.
LOCAL: Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL.
ENDEREÇO: Rua Botafogo, s/nº, Mandacaru, Jequié - Bahia.
FONE: (73) 3526 3010.
HORÁRIO: 18h 30min.
PAUTA: Atualização de cadastro do Programa Bolsa Escola.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Apresentação dos resultados das crianças aos pais_II Unidade

Tela Meninas, do pintor Picasso.

No último dia 14 de setembro de 2010, das 17h às 19h, a Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima - EMPARL relizou o II Plantão de Pais e Mestre do ano letivo de 2010, a fim de apresentar aos pais e/ou responsáveis os resultados obtidos pelas crianças, no segundo bimestre letivo.

A atividade está prevista no PROJETO ESCOLA DE PAIS: CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS, ao elencar como uma das ações prioritárias, a socialização dos resultados obtidos pelos alunos, em avaliações internas e externas. Nessa feita, a reunião deu conta da devolução dos resultados obtidos pelos alunos nos exames realizados pelo docente, visando a mensuração do desempenho dos alunos, mediante a análise do que foi ensinado e o que foi apreendido.   

Como disposto no projeto da Escola de Pais (EMPARL, 2010),

ao compartilhar com a comunidade o que as crianças fazem em sala de aula, os educadores mostram o que importa no processo. É possível expor as produções dos alunos nos diferentes espaços da escola e da comunidade durante o ano, de modo que todas as turmas tenham a possibilidade de mostrar o que aprenderam. Assim, os alunos saberão respeitar as atividades realizadas pelos colegas e os pais terão a oportunidade de acompanhar a produção dos filhos. Portfólios, cadernos, avaliações e trabalhos coletivos e individuais são os registros materiais que documentam os avanços dos alunos.

Ações como essa asseguram aos pais e/ou responsáveis acompanharem a qualidade da educação ofertada pela escola às crianças. E esta responsabilidade se amplia, se analisarmos que a função social da escola pública é garantir a socialização do saber historicamente acumulado, com vistas à transformação social.

Pais e educadores necessitam ser parceiros no acompanhamento da educação formal de crianças, adolescentes e jovens.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escola Municipal Adelaide Rodrigues Lima homenageia o 188º aniversário da Independência do Brasil




No último dia 03 de setembro, a comunidade escolar da EMPARL realizou um desfile cívico, nas principais ruas do bairro do Mandacaru, em homenagem ao 188º aniversário da Independência do Brasil, comemorado no dia 07. O desfile contou com a participação de alunos/as, professoras, funcionários/as e gestoras da escola, além dos educadores e crianças atendidas pelo programa AABB Comunidade. 

Neste ano, a Escola Adelaide Rodrigues Lima, utilizou do desfile cívico de 07 de setembro, para chamar à atenção da comunidade local acerca da necessidade de salvaguardar a biodiversidade brasileira. 

As crianças estavam organizadas em alas, nas quais eram retratados os elementos da biodiversidade brasileira, a necessidade de manutenção, os animais e plantas que correm risco de extinção, os impactos ambientais que tais ausências causariam, entre outras coisas.

A escolha da temática Biodoversidade diz respeito à mobilização proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ao eleger o ano de 2010, como o ano da biodiversidade. A biodiversidade pode ser definida como,

a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.



Alunos da EMPARL, no pelotão inicial do desfile,
carregando faixa com a seguinte frase "O momento
de agir tem que ser agora".



Alunos da escola carregando os cartazes produzido
em sala de aula, nos quais, alunos e professores chamam
à atenção sobre a necessidade de manutenção 
da biodiversidade.


A aluna Elen (balisa da escola) acompanhando os músicos
da Fanfarra do Intituto da Educação Régis Pachêco - IERP.


Profa. Jalice (gestora da EMPARL) e Profa. Simone
(Coordenadora do Programa AABB Comunidade).

Outra temática abordada pela Escola Municipal Afdelaide Rodrigues Lima, no desfile de homenagem ao 7 de setembro,  foram as metas de desenvolvimento do milênio, também conhecidas como os 8 jeitos de mudar o mundo. Como define o wikipédia,

as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.
As Metas do Milênio estão sendo discutidas, elaboradas e expandidas globalmente e dentro de muitos países. Entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil estão procurando formas de inserir a busca por essas Metas em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir várias dessas Metas do Milênio em agendas internacionais, nacionais e locais de Direitos Humanos, por exemplo, é uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa.

Concretas e mensuráveis, as 8 Metas – com seus 18 objetivos e 48 indicadores – podem ser acompanhadas por todos em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.




Alunos da EMPARL com cartazes referentes às 08 Metas
do Desenvolvimento do Milênio (MDM). 


Alunos da EMPARL compondo o bloco da paz. 

Independência deveria ser em 12 de outubro, diz professor


A data de 7 de setembro é considerada como a oficial do Dia da Independência do Brasil. Mas há controvérsias. Segundo pesquisadores, o dia correto para a data é 12 de outubro de 1822. Para o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marco Morel, o Sete de Setembro foi uma criação de pessoas ligadas a Dom Pedro I para torná-lo um herói aos olhos da população.

"É aquela história né? Uma mentira repetida várias vezes vira verdade. A proclamação oficial da Independência ocorreu no dia 12 de outubro de 1822 no Rio de Janeiro, com a aclamação do príncipe português Pedro de Alcântara como Dom Pedro I, Imperador do Brasil. A partir daí é que se começou a contar oficialmente. Antes disso, houve todo um processo ao longo dos anos 1821-22, quando o Brasil foi, aos poucos, rompendo os laços com Portugal, proclamando o liberalismo contra o absolutismo, convocando uma Assembléia Constituinte separada das cortes de Lisboa, entre outras coisas. É claro que Dom Pedro teve papel importante nisso", detalhou o professor.

Segundo o professor, o então príncipe Pedro esteve, de fato, às margens do Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro e teria dito a frase “independência ou morte”, mas tal episódio não teve maior significação na época e muito menos causou a Independência do Brasil, ao contrário do que diz a maioria dos livros e manuais de história. Nem os próprios documentos históricos, entre eles os jornais da época, consideraram a data como sendo o marco da independência do país.

De acordo com o professor, essa data virou a representação simbólica da Independência como se esta tivesse sido resultado de um gesto voluntarioso de um personagem apenas. Tentava-se assim construir uma memória conservadora, que apagasse os movimentos da sociedade e os conflitos existentes, atribuindo a criação de uma nova nação ao caráter impulsivo de um príncipe voluntarioso que teria dado um “presente” ao povo. A data começou a ser comemorada discretamente em 1825 e foi ganhando destaque ao longo do tempo.

"A lição que a gente pode tirar disso, em primeiro lugar, é que somos uma nação. Em segundo lugar, que somos uma nação em permanente construção e reconstrução e que, a exemplo dessa imagem que ficou cristalizada com o grito do Ipiranga, não é uma nação justa como gostaríamos. O próprio quadro do Pedro Américo ("Independência ou Morte", mais conhecido como "O Grito do Ipiranga", de 1888) é bastante militarizado. Gostaríamos de uma nação com direitos iguais, justiça social. Há uma série de questões ainda a resolver", afirmou ele.

Na opinião de Morel, a comemoração do Sete de Setembro ainda hoje é predominantemente militar, com os desfiles, como se fosse uma herança, uma continuação simbólica do quadro do Pedro Américo, da memória que se consolidou. Ele lembra o Grito dos Excluídos, manifestação popular que ocorre no Dia da Pátria, como uma espécie de resistência aos desfiles oficiais.

"Seria mais fácil para os jovens e até mesmo os adultos se empolgarem com a comemoração do dia da pátria se essa pátria correspondesse a uma pátria que fosse justa. Hoje virou um grande feriadão e desfile militar, o que, de certa forma, já estava previsto no quadro do Pedro Américo", opinou.

por Agência Rio

Culminância do Projeto do Folclore_Viajando pelo universo cultural brasileiro

Pensar em cultura no Brasil é sobretudo refletir acerca da diversidade de manifestações culturais, e do diálogo respeitoso (intercultura) entre elas. O nosso país é um espaço por excelência plural, o que se deve à influência das três principais matrizes originárias do patrimônio histórico e cultural brasileiro: a européia, a indígena e a africana. Destarte, ao partirmos desse princípio entendemos que não existem culturas melhores ou piores, mas sim diferentes.

Sendo assim, o Brasil que possui uma imensa área territorial, abrange em seu repertório manifestações populares que se caracterizam e legitimam conforme a localidade de origem e divulgação da tradição. Esse repertório vai desde as crenças, ritos, contemplando ainda o dialeto, as comidas típicas, crendices, entre outros. Então o que se deseja é que os alunos, partindo do estudo/resgate da cultura local, se situem e se identificam com as manifestações culturais nacionais.

Afora essas questões, é elementar o resgate da tradição oral que caracteriza as principais representações da cultura nacional, contribuindo dessa forma para a sua preservação. São exemplos de manifestações da tradição oral os ternos de reis, os repentes, o bumba-meu-boi, entre outros. O que se pretende é a divulgação da tradição oral além da valorização de outros dialetos, e não apenas a norma padrão da língua.

Nessa perspectiva a Escola Estadual Professora Adelaide Rodrigues Lima propôs o projeto VIAJANDO PELO UNIVERSO CULTURAL BRASILEIRO, objetivando sobremaneira a valorização e resgate das manifestações culturais brasileiras, principalmente as que se encontram arregimentadas na tradição oral, contribuindo dessa forma para a sua divulgação e manutenção no repertório cultural das novas gerações.

Apuração dos resultados da Gincana da Solidariedade 2010

No dia 20 de agosto de 2010, a comunidade escolar da EMPARL, reuniu-se, nos turnos matutino e vespertino, para proceder a apuração dos resultados da Gincana da Solidariedade 2010. As atividades da gincana visavam arrecadar itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos, peças de vestuário e calçados, a fim de que fossem doados à Fundação Leur Brito (FLB) e à Fundação Urbano de Almeida Neto (FUAN). Alunos/as, professores/as, colaboradores/as e gestoras esforçaram-se na iniciativa de arrecadar o maior número possível de itens, bem como em organizar o material arrecadado, para as doações que foram realizadas à FLB (no turno matutino do dia 20) e à FUAN (no turno vespertino do mesmo dia), conforme disposto em postagem anterior desse blog, que relatou as aulas de campo realizadas nas referidas instituições. 
Foram contabilizados os seguintes resultados:

4º ano Matutino – Profa. Caroline

15 cremes dentais
03 sabonetes
02 rolos de papel higiênico

4º ano Matutino e 4ª série Vespertino – Profa. Sara
 
01 escova dental
155 rolos de papel higiênico
31 sabonetes
05 cremes dentais
05 barras de sabão
04 detergentes
11 pacotes de alimentos
01 pacote de lã de aço (bombril)

4ª série Matutino – Profa. Ana Teressa

104 rolos de papel higiênico

4º ano Vespertino – Profa. Lidiane

112 sabonetes
52 rolos de papel higiênico
21 pacotes de alimentos
14 cremes dentais
26 peças de roupas e sapatos


5º ano Vespertino – Profa. Eulina

99 sabonetes


5º ano Vespertino – Profa. Ana Teressa


374 rolos de papel higiênico


Doação para a Fundação Leur Brito (Abrigo dos Velhos)

150 rolos de papel higiênico
01 escova dental
28 sabonetes
05 cremes dentais
04 barras de sabão
04 detergentes
11 pacotes de alimentos
 
Doação para a Fundação Urbano de Almeida Neto – FUAN

505 rolos de papel higiênico
219 sabonetes
26 cremes dentais
29 pacotes de alimentos
03 barras de sabão
O2 detergentes
01 pacote de lã de aço (bombril)
26 peças de roupas e sapatos